Ortodontia e Ortopedia Facial

A Ortodontia e Ortopedia Facial é o ramo da Odontologia que está voltado ao estudo do crescimento do complexo craniofacial, desenvolvimento da oclusão e tratamento das anormalidades dentofaciais. É a especialidade mais antiga da Odontologia, reconhecida desde 1929.  A Ortodontia tem por finalidade tratar de problemas dentários, esqueléticos e funcionais visando à harmonia entre dentes, músculos e ossos maxilares.

Para fins didáticos, a Ortodontia é dividida em:

- Ortodontia Preventiva: objetiva evitar a instalação de alguma anomalia

- Ortodontia Interceptativa: capaz de interceptar uma situação anormal em desenvolvimento

- Ortodontia Corretiva: procura corrigir uma anomalia já presente

 

Desde a idade infantil até a melhor idade, o tratamento ortodôntico pode estar recomendado! Sempre que você identificar alterações na posição de seus dentes ou anormalidades em sua mordida, você deve consultar um ortodontista!

 

Diversas maloclusões (problemas com a mordida) podem ser corrigidas precocemente. O objetivo do ortodontista é promover o melhor tratamento no momento mais adequado para cada paciente. Sendo assim, a primeira visita ao Ortodontista deve ocorrer em idade infantil, pois algumas maloclusões são melhor abordadas nas crianças. Idealmente, as crianças deveriam fazer uma consulta preventiva com um ortodontista até no máximo os 7 anos de idade.

 

Se tudo estiver  bem com o desenvolvimento da mordida da criança, pode ser recomendado somente um acompanhamento periódico. Por outro lado, caso algum tratamento seja necessário, devemos lembrar que em crianças e adolescentes é possível realizar a orientação do crescimento dos ossos da face e guiar a erupção dos dentes permanentes para uma posição mais favorável. Realizando uma avaliação precoce, você estará dando ao seu filho a melhor oportunidade para ter um sorriso saudável e bonito!

 

Cada vez mais pacientes adultos, de todas as idades, procuram por tratamento ortodôntico, pois estão conscientes de que a Ortodontia é capaz de corrigir ou melhorar problemas na mordida que podem ocorrer ao longo da vida. O tratamento ortodôntico proprociona condições mais adequadas de saúde bucal e promove a função correta de seus dentes. Além disso, dentes corretamente posicionados proporcionam maior auto-confiança e auto-estima, como resultado da melhora na estética do sorriso e da aparência facial.

 

Veja abaixo as principais alterações da mordida que podem ocorrer.

Apinhamento

Quando existe falta de espaço na arcada para acomodar corretamente todos os dentes

Mordida aberta anterior

Quando os dentes da frente e de cima não tocam os dentes de baixo

Espaçamentos

Quando existe sobra de espaço na arcada

Mordida cruzada anterior

Quando os dentes de cima estão atrás dos dentes da frente

Projeção dos dentes

Quando os dentes estão acentuadamente inclinados para a frente

Mordida cruzada posterior

Quando os dentes de cima estão por dentro dos dentes de baixo

Mordida profunda

Quando os dentes de cima cobrem exageradamente os dentes de baixo

Dentes retidos

Quando alguns dentes permanentes não conseguem nascer normalmente

Ausências dentárias

Quando alguns dentes permanentes não se formam, resultando em inclinação de dentes e sobra de espaço na arcada

  • LinkedIn Limpa